CRÔNICA DE UM LIVRO TÃO BELO QUANTO SER FLUENTE EM 3 MESES

Eu tenho pressa para muitas coisas, e aprender inglês não poderia ser diferente. E o que faço se fico extasiado com os testemunhos de quem aprendeu inglês em 3 meses ou 6 meses em nível de fluência?! Eu piro a cabeça porque desejo a mesma coisa e quando não alcanço me frusto por me sentir inferior ao outro, por achar que não estudei tanto ou com grande qualidade. Mas eu não desisto porque missão dada parceiro... é missão cumprida. Eu não seguia um único método para alcançar um mínimo de inglês adequado, eu seguia todos os que eu poderia manter no meu ritmo.

Assistia séries e filmes com legenda em inglês e áudio em português, outras vezes assistia com a legenda em português e o áudio em inglês e por fim assistia ambos em inglês. Via "N" vídeos aulas no youtuber, escrevia diversos textos pequenos no caderno (Inclusive comprei dois, eu amo cadernos novos) e tentava copiar palavra por palavra e traduzir. Os professores da língua inglesa devem balançar a cabeça negativamente agora, mas eu precisava aprender primeiro o vocabulário unitário para depois evoluir para expressões e frases e isso me atrasou um pouco no sentido de não me fazer decorar 1000000 de expressões em inglês o que talvez me fizesse fluente em 3 meses.

Eu fui obrigada a seguir um ritmo lento, mas muito adequado para mim o que me irritava porque eu deveria chegar logos no topo. Ledo engano, entrei em meu segundo mês falando melhor que no primeiro, escrevendo melhor e pronunciando melhor, mas não estava fluente e não parecia que ia conseguir sê-lo no próximo mês. Certa feita estava passeando meio que flutuando pela biblioteca da universidade, um lugarzinho agradável, quando encontrei um livro com uma linguagem diferente. Parei de flutuar e pus me a tocar o chão com os pés, mas meio que senti meus joelhos enfraquecerem. O livro era de uma cor vermelho-brilhante como o líquido que escorria do meu nariz... Tudo bem! Isso não aconteceu, mas quem assiste anime entendeu a referência. Peguei o livro com um tom religioso e pus me a olhar ele com curiosidade.

Primeiro livro em inglês que eu via na minha biblioteca e corri lara levá-lo emprestado. A atendente demorou 15 fucking minutos para resolver o problema do sistema quando eu tive o desprazer de ver meu ex adentrar para o recinto onde eu estava. As coisas haviam piorado confortavelmente, pensei comigo mesma enquanto desejava que a atendente terminasse aquela tortura psicológica. Peguei o livro, agradeci e não olhei para trás para ver se o mesmo me olhava. Isso daria azar e aquele dia não poderia ser estragado mais ainda. Meu primeiro livro em inglês era lindo, de brochura com um texto limpo e claro.

Eu estava em nivel básico, mas a minha ânsia me punha a admirá-lo como uma obra de arte. Um bem precioso que eu deveria devolver em uma semana. Foi assim que não fiquei fluente em três meses, mas que me alegrei como se parisse um filho por conseguir ler trechos do livro que era de um tema que eu não gostava muito, mas que entendia bem.

Comentários